ArquivologiaClassificação dos arquivos
- (UFMT 2010)
Leia o texto para responder a questão.
Em uma secretaria escolar, as informações peculiares estão registradas em gêneros específicos: livros-ata, históricos escolares, diários de classe, memorandos, requerimentos, ofícios, projeto político-pedagógico da escola, atas de conselho de classe, etc. Tais documentos organizam e regulam o trabalho de um contexto, em relação ao processo de produção, distribuição e utilização desses documentos. Por meio desse processo se organiza e registra a vida escolar do aluno, escrevendo páginas e páginas da história de uma escola, cidade, estado ou país, enfim, da sua educação.
(SOUZA, R. M. de. Técnicas de redação e arquivo. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.)
Os documentos, segundo o texto, organizam e regulam o trabalho de um contexto. Para assegurar um ambiente organizado nas instituições públicas, o sistema de arquivamento nomeia os documentos em correntes, temporários e permanentes. Sobre esses documentos, analise as afirmativas.
I - Os documentos correntes são aqueles em curso ou que são consultados frequentemente.
II - Os documentos temporários são aqueles que, não sendo de uso corrente na instituição, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
III - Os documentos permanentes compreendem os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
IV - Os documentos permanentes são aqueles que têm menor frequência de uso e pouco valor cultural e científico.
Estão corretas as afirmativas
A) I e III, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
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