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EXERCÍCIOS - Exercício 116

  • (FCC 2012)

Leia o texto a seguir.
A abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em 2014, é um dos resultados que a presidenta da República, Dilma Rousseff, espera alcançar com a terceira fase da expansão universitária e profissional, anunciada nesta terça-feira, 16.
O acesso à educação e ao conhecimento, segundo a presidenta, deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do país. O esforço do governo federal, na sua visão, busca superar décadas de atraso e preparar a nação para o futuro.
“Em dois anos, só a Petrobrás vai gerar uma demanda de 230 mil técnicos em petróleo e gás", explicou Dilma. Mas o Brasil, avisou, também precisa de quadros preparados para atender setores internacionais de alta tecnologia que estão aqui chegando.
(http://portal.mec.gov.br)
O conteúdo do texto pode ser utilizado, pelo professor de Geografia no Ensino Médio, como exemplo



A) do atraso da educação brasileira, já que as empresas do período mais recente da economia necessitam de profissionais pouco escolarizados.

B) do papel dos agentes governamentais na organização do espaço geográfico, frente às novas exigências da produção provocadas pelos avanços tecnológicos.

C) da ausência de agentes governamentais na produção do espaço geográfico, posto que as ações na área da educação não afetam a sociedade e a economia.

D) do apoio governamental à implantação de indústrias da Terceira Revolução Industrial, como a automobilística, que necessitava de mão de obra especializada.


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