Procura

Educação físicaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 342

  • (CESPE 2013)

Após o governo militar, aumentou a resistência à concepção esportivista e biológica do corpo. Desde então, tem-se pensado a educação física escolar a partir de novos conceitos teóricos baseados na sociologia, na filosofia e em proposições práticas a fim de romper com o modelo mecanicista, tradicional e tecnicista. Esse movimento foi propiciado pelas vertentes, tendências e abordagens inspiradas pelo momento histórico-social brasileiro.

A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.


A) É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.

B) O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.

C) O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.

D) Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.

E) É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 343

Vamos para o Anterior: Exercício 341

Tente Este: Exercício 56

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.23ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 6ms))