Educação físicaDiversos (2)
- (CESPE 2013)
Após o governo militar, aumentou a resistência à
concepção esportivista e biológica do corpo. Desde então, tem-se
pensado a educação física escolar a partir de novos conceitos
teóricos baseados na sociologia, na filosofia e em proposições
práticas a fim de romper com o modelo mecanicista, tradicional e
tecnicista. Esse movimento foi propiciado pelas vertentes,
tendências e abordagens inspiradas pelo momento histórico-social
brasileiro.
A respeito dos aspectos sociológicos do esporte para a educação física escolar atual, assinale a opção correta.
A) É necessário atribuir ao esporte na escola um sentido diferente daquele que possui o esporte de rendimento sem, contudo, que se abandone o movimento pela reflexão.
B) O esporte deve ser tratado na escola como iniciação que acompanha os avanços tecnológicos para o desenvolvimento da padronização cultural de sua prática, em que as exigências são as mesmas.
C) O esporte escolar não precisa eliminar o rendimento, pois toda ação humana não elimina a perspectiva do rendimento, sendo, também, uma manifestação da criatividade do ser humano.
D) Ao ser adotado como conhecimento hegemônico da cultura corporal, o esporte de rendimento traz na sua estrutura os mesmos elementos das relações na sociedade hoje, como a forte orientação no esforço e na cooperação, a ludicidade por meio da participação e a igualdade formal diante de leis ou regras.
E) É interessante que a escola incorpore o esporte como elemento da cultura corporal e que o faça de modo similar ao que ocorre no sistema esportivo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 343
Vamos para o Anterior: Exercício 341
Tente Este: Exercício 56
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física