PortuguêsCoesão e coerência (2)
- (IBEG 2013)
Texto II - A Economia de Goiás
Localizado na região Centro-Oeste, na qual a atividade agropecuária tem grande destaque, Goiás apresenta extensas áreas de pastagens e lavouras. Quase metade do território goiano é formada por latifúndios rurais, ou seja, propriedades com mais de mil hectares.
Em 2008, a contribuição de Goiás para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 2,5% e, no âmbito regional, sua participação foi de 27,6%. (...)
Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
A pecuária, por sua vez, está em constante expansão. O estado possui, atualmente, o terceiro maior rebanho bovino do país. O aspecto negativo com relação à agropecuária é que ela é a principal atividade responsável pela destruição do bioma Cerrado, visto que desencadeia constantes desmatamentos e degradação do solo. Por Wagner de Cerqueira e Francisco.
Disponível em:< http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-goias.htm> Acesso em: 18 nov. 2013, com adaptações.
No trecho “Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, é o principal produtor desse grão no país.”, o autor, para retomar “Goiás” no 2º período e evitar a repetição desnecessária de tal termo, utilizou-se do seguinte recurso de coesão:
A) A indeterminação do sujeito.
B) A apresentação de um sinônimo para o termo retomado.
C) A substituição do termo por um pronome pessoal.
D) A elipse do sujeito.
E) A substituição do termo retomado por um pronome demonstrativo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 381
Vamos para o Anterior: Exercício 379
Tente Este: Exercício 342
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português