Artes cênicasDiversos
- (IBFC 2013)
Com a chegada da República diz Mario de Andrade (1977) que “o país principiou pela terceira vez a vida. Mas, desta feita, a música não”. Assinale a alternativa que melhor justifica esta afirmação do autor.
A) O desinteresse do público pelos célebres virtuoses estrangeiros; as temporadas de ópera que ficam cada vez mais desmoralizadas, pois não contemplam mais o esplendor que outrora tiveram; Buenos Aires passa a ser um centro social representante da cultura da América do Sul; o público não se educa e a elite artística do país não se interessa.
B) O canto português e alguma rara manifestação instrumental profana viviam aqui só nos lares e sem função histórica; os inventários mencionavam instrumentos musicais com muita raridade; as capelas é que primavam pelo apuro musical.
C) Marcos Portugal, o maior compositor português e mestre da capela real, vêm morar no Rio e faz representar as óperas e as missas dele; os instrumentistas eram perfeitos; o maestro marcava o compasso à italiana.
D) A capela imperial chegou a ter 100 executantes; chegaram os primeiros pianos ao Brasil, ingleses, ao palácio de São Cristóvão; por toda a parte se organizava bandas e orquestras com a de Campinas dirigida pelo pai de Carlos Gomes; a música religiosa vai perdendo pouco a pouco a importância dominadora que tivera de início.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 67
Vamos para o Anterior: Exercício 65
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas