Artes cênicasDiversos
- (IBFC 2013)
Sobre os aspectos do trabalho com a criança, na música, que envolvem a motivação, Jeandot (1993) diz que ela “está relacionada com o prazer obtido na atividade e pode ser despertada pelo jogo. O jogo estimula a criança a escutar e discriminar o som dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem.” A autora cita três tipos de jogos que corresponderiam a três fases do desenvolvimento infantil. Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos de jogos.
A) O virtuoso: envolve a prática do vocalise em busca de desenvolver uma técnica vocal apurada e virtuosística. Nele a criança trabalha o solfejo e exercícios de canto de nível avançado em busca de uma perfeição.
B) O simbolismo numérico: envolve a prática da associação dos sons com os números em busca de desenvolver um domínio das faculdades matemáticas e musicais. Nele a criança, é levada a associar números e sons de acordo com uma concepção de que alguns números e alguns sons representam um estado de perfeição.
C) O sensório-motor: envolve a pesquisa do gesto e dos sons. A criança poderá encadear gestos para produzir sons e ouvir música expressando-se corporalmente. A imitação é muito importante para o desenvolvimento sensório-motor.
D) O quantitativo: envolve a observação das medidas e proporções dos sons na sua verticalidade. A criança deverá dominar a relação entre espaços e as medidas decorrentes destas observações, de modo a poder construir formas com proporções absolutas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 66
Vamos para o Anterior: Exercício 64
Tente Este: Exercício 104
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes cênicas