PortuguêsInterpretação de textos (5)
- (FGV 2013)
A empregada foi embora
Chegou ao Brasil um problema que, na Europa, velho de meio século, em nosso país só as empregadas domésticas enfrentavam: como viver sem empregada, esse personagem que, dentro de casa, serve de amortecedor às tensões entre homens e mulheres confrontados às exigências do cotidiano de uma família.
Quem faz o quê na infinidade de pequenos gestos do dia a dia? Nem um nem outro. A resposta é simples: a empregada, a babá, a cuidadora. Por vezes as três tarefas em uma mesma pessoa. Baixos salários, jornadas infindáveis, condições de alojamento deploráveis, essa sequela da escravidão exigia uma abolição. A lei é bem vinda. Abre uma dinâmica de transformação da sociedade que ainda não está visível em toda a sua profundidade e cujos desdobramentos vão muito além dos muros da casa. Vai interpelar, para além do orçamento das famílias, as contas públicas e a organização do tempo nas empresas.
( Oliveira,Rosiska Darcy de. O Globo, abril de 2013.)
O título dado ao texto – A empregada foi embora– refere-se
A) ao processo normalmente simples de despedir-se a empregada doméstica.
B) ao fato social de se mandarem embora as empregadas em função dos altos custos atuais de sua manutenção no trabalho.
C) ao problema derivado do fato de as empregadas domésticas se demitirem em função das péssimas condições de trabalho.
D) ao momento histórico presente, quando as empregadas passaram a ter acesso a leis socialmente mais justas e os problemas daí derivados.
E) ao alerta para as famílias brasileiras de que devem aceitar o fato de pagar de forma mais justa aos empregados domésticos em geral.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 482
Vamos para o Anterior: Exercício 480
Tente Este: Exercício 250
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português