HistóriaDiversos
- (FGV 2013)
“ Ao subir ao poder, em 1930, Getulio Vargas procurou combater as estruturas de sustentação criadas pela política do ‘café-com-leite’, e para isso desenvolveu uma série de mecanismos que visavam reorganizar o Estado
[...]
Para governar os estados, Vargas nomeou interventores federais, que deviam exercer tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo, com os mesmos poderes que cabiam ao governo provisório.
[...]
A situação se agravou mais ainda, quando em 9 de julho de 1932, os paulistas iniciaram a Revolução Constitucionalista.”.
(www.educacional.com.br/.../Livro%20de%20Mato%20Grosso43201211)
Em relação à crise de 1932, analise as afirmativas a seguir.
I. São Paulo esperava a adesão das elites mineiras e gaúchas, mas, na realidade, somente contou com a participação de um pequeno destacamento, proveniente do sul de Mato Grosso, comandado pelo general Bertoldo Klinger.
II. O apoio do sul de Mato Grosso à causa paulista estava associado à divisão do estado uma vez que, no decorrer da Revolução Constitucionalista, o sul de Mato Grosso se separou, criando o Estado de Maracajú.
III. A Revolução Constitucionalista durou três meses. Após ter derrotado o movimento em São Paulo, Vargas controlou o movimento separatista do sul de Mato Grosso.
Assinale:
A) se apenas a afirmativa I estiver correta.
B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52
Vamos para o Anterior: Exercício 50
Tente Este: Exercício 137
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História