PsicologiaPsicoterapias
- (CESPE 2013)
A prática clínica pressupõe, além de outras coisas, fundamentação teórica. São definições, respectivamente, de insight e de interpretação
A) a devolutiva que o terapeuta faz ao paciente, com a finalidade de que este possa fazer elaborações e diminuir seu nível de angústia; entendimento a respeito do seu desejo.
B) a interrupção da fala do paciente, pelo terapeuta, para que aquele possa repensar sobre o seu sofrimento; o processo de mediação entre o consciente e o pré-consciente.
C) a compreensão do paciente, em relação ao que o terapeuta pontuou a respeito de sua fala; a comunicação realizada pelo terapeuta ao paciente com propósito de promover elaborações e mudanças psíquicas
D) a situação emocional vivenciada no setting analítico pelo terapeuta em relação ao seu paciente; a construção psíquica a partir do processo de elaboração.
E) a relação afetiva estabelecida entre paciente e terapeuta na situação analítica e a devolutiva que o terapeuta faz ao paciente, com vistas a possível mudança psíquica.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11
Vamos para o Anterior: Exercício 9
Tente Este: Exercício 34
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia