Conhecimentos geraisQuestões sociais
- (CONSULPLAN 2018)
Leia os trechos a seguir.
“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”
(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)
“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”
(In: Guimarães; Falleiros, 2005, p. 4.)
Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de
história:
A) Basta ter um profundo conhecimento do conteúdo, a ponto de saber transitar pelos mais variados conceitos e reflexões, a fim de transmitir com fidedignidade a essência da verdade histórica a seus alunos.
B) Impõe-se a tarefa de expor os princípios da história, de forma categorizada e dogmática, garantindo, a seus alunos, o contato com o saber histórico erudito, dissociado de correntes historiográficas ligadas a saberes populares.
C) Cabe dominar os principais conceitos de História e os fundamentos teórico-metodológicos de seu ensino, desenvolvendo habilidades relacionadas a essas áreas do conhecimento, com uma ação pedagógica reflexiva e transformadora.
D) Resta a tarefa de organizar e registrar de forma científica e comprovada o grande contingente de informações produzidas cotidianamente, elencando em suas aulas apenas o que pode ser realmente considerado saber histórico.
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