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EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (IFB 2017)

Ao defender o ensino escolar da história do tempo presente, exemplificando com o caso argentino, o historiador Gonzalo de Amézola argumenta que “o currículo não é mera decisão de questões técnicas, mas permite distinguir lutas sociais e políticas no âmbito da prioridade da escola” (PORTO JR., 2007, p. 151). Nesse sentido, sobre a necessidade de inserir o debate sobre temáticas do passado recente na escola, todas as afirmativas abaixo são falsas, EXCETO:


A) um dos elementos facilitadores para a abordagem pedagógica do passado imediato é o fato de que os professores, mesmo os mais antigos, já se encontram familiarizados com esse campo de estudos.

B) um dos atributos da história do tempo presente nas salas de aula é o de revisitar a memória coletiva, buscando no conhecimento histórico as raízes e os significados dos eventos do passado recente, reconstruindo sua relação com o presente.

C) a defasagem de vivências temporais entre os jovens alunos e seus mestres adultos contribui para a inserção das temáticas do presente nas aulas de história.

D) a abordagem da história do tempo presente, embora se constitua em uma oportunidade educativa, torna-se, contudo, inviável, diante da pequena e dispersa produção bibliográfica nesse campo.

E) a vantagem da inserção da história do tempo presente nas escolas responde a uma necessidade apontada pelos estudos de psicologia educacional, que defendem um trabalho pedagógico progressivo, desde realidades mais próximas do aluno no tempo e no espaço até as mais distantes e mais complexas.


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