Serviço socialEducação e serviço social
- (FCC 2018)
Ao ser chamado para um trabalho na área da Política de Educação, o assistente social irá desenvolver sua atuação profissional
A) por meio da abordagem individual e grupal com educandos em maior situação de vulnerabilidade social, como as duas únicas modalidades possíveis no âmbito de intervenção profissional, visto que cada educando e grupo requer do assistente social orientações e encaminhamentos específicos.
B) considerando a visão empírica das situações a ele apresentadas, se atendo às aparências dos fenômenos que, por si só, expressam a compreensão do contexto das condições de vida, de trabalho e de educação da população.
C) com foco na verificação do alcance das metas relativas ao acesso e à permanência dos educandos na Política de Educação, pois a definição de novas estratégias de ação profissional, a partir do desvelamento de como essa política pública se inscreve nos processos de reprodução das desigualdades sociais não cabem ao assistente social.
D) utilizando-se da abordagem individual e a atuação junto às famílias dos educandos como as duas dimensões de intervenção profissional exclusivas para esse campo de trabalho, pois a ação profissional deve sempre ter como foco o estabelecimento de estratégias particulares de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais.
E) por meio da intervenção coletiva junto aos movimentos sociais como condição fundamental de constituição e reconhecimento dos sujeitos coletivos frente aos processos de ampliação dos direitos sociais e, em particular, do direito a uma educação pública, laica e de qualidade, a partir dos interesses da classe trabalhadora.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 4
VOLTAR ao índice: Serviço social