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Serviço socialEducação e serviço social


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FCC 2018)

O trabalho do assistente social na política de educação deve coadunar suas responsabilidades específicas (desenhadas por seu arcabouço teórico, metodológico e ético-político) e a realidade do contexto educacional. Desse modo, para contribuir na garantia do direito de acesso à política de educação é necessário considerar como princípio educacional:


A) a importância da frequência escolar como forma de promover prioritariamente a alienação e o policiamento de comportamento. Essa análise é fundamental para construir rebeldias.

B) a construção de conceitos e consensos como valores fundantes na estrutura da formação educacional, potencializando a integração na ordem vigente e da emancipação pessoal.

C) o limite das competências individuais, pois a educação deve, antes de mais nada, reconhecer as liberdades individuais economicamente e socialmente liberalizantes.

D) prioritariamente a adoção do modelo da “escola sem partido” para todo o território nacional, pois a educação não poderia ter como pressuposto o ensino ideologizado.

E) a forma emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.


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