PortuguêsMorfologia - verbos
- (UFMT 2014)
Quem descobriu Cuiabá
[...]
Não houve dúvida, a riqueza estava no sertão. E os paulistas se movimentaram descendo o rio Tietê, estrada que anda e que facilitou a penetração, pois ele não é como a maioria dos rios que correm para o mar. Ele é um rio bem brasileiro, corre para o interior, por isso, graças ao Tietê, os Bandeirantes vieram à Cuiabá.
E foi assim, chegaram, acharam ouro e ficaram. Mas, para chegar, subiram o rio e esse rio não tinha nome e daí vem a lenda de que um moço português que fazia parte da bandeira, indo beber água no rio, levou consigo uma cuia [...] . No momento em que a enchia, a cuia lhe escapou das mãos e, em seu sotaque lusitano, gritou para os companheiros vendo a cuia descer rolando água abaixo: cuia que ba, querendo dizer que se vá.
Mas, isto é lenda.
[...]
(Cuiabá: SEC-MT; Integrar; Defanti, 2012. Reedição em comemoração ao centenário de nascimento do autor.)
Os verbos normalmente estabelecem entre si certas correlações, a fim de se adequarem às normas da língua. Assinale a afirmativa em que a correlação NÃOse apresenta adequada.
A) Por essas e outras, está longe o dia (se houver algum) em que nosso país seria potência mundial dominante.
B) Se os EUA contabilizassem um terço dos gastos mundiais em pesquisa e desenvolvimento, os trabalhadores seriam bem mais produtivos.
C) O PIB chinês pode ser o maior do mundo até 2020 ou mais, caso os EUA não mantiverem a posição de maior potência tecnológica do planeta.
D) Nosso presidente afirmou que o século XXI seria o século do Brasil, se os EUA não conseguissem sair da crise.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 50
Vamos para o Anterior: Exercício 48
Tente Este: Exercício 170
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português