PortuguêsFlexão de voz (ativa passiva reflexiva)
- (FCC 2014)
A sociedade de consumo se construiu sobre o “visível", com o desenvolvimento das lojas de departamentos e, depois, dos supermercados, baseando-se neste princípio: mostrar, sugerir, instigar e seduzir. Nas lojas tradicionais, os produtos se encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o vendedor os trazia. As lojas de departamentos foram as primeiras a “mostrar", conforme Zola, no século XIX, descreveu de forma extraordinária em seus romances.
Em seguida, os supermercados estenderam esse princí- pio; as mercadorias são não apenas visíveis, mas também apreensíveis, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis.
Conforme John Berger, no livro Modos de Ver: “em nenhuma outra forma de sociedade na história houve tal concentração de imagens, tal densidade de mensagens visuais". A exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens destinado a facilitar seu escoamento: a publicidade invadiu as revistas, as ruas, a televisão e agora a tela do computador.
(Adaptado de TISSIER-DESBORDES, Elisabeth. Consumir para ser visto: criação de si ou alienação?, São Paulo, Fap-Unifesp, p. 227-228)
O trecho que admite transposição para a voz passiva encontra-se em:
A) ... que estão no nível dos olhos do comprador...
B) ... o consumidor já não precisa do vendedor...
C) ... na história houve tal concentração de imagens...
D) ... as mercadorias são não apenas visíveis...
E) ... a publicidade invadiu as revistas...
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 175
Vamos para o Anterior: Exercício 173
Tente Este: Exercício 401
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português