PortuguêsDenotação e conotação
- (IDECAN 2014)
Texto III para responder à questão.
Como o antibiótico mudou o mundo
Em 24 horas, uma bactéria se reproduz 16 milhões de vezes. É um ritmo diabólico. Não à toa, os micróbios por trás das quatro grandes epidemias (peste negra, cólera, tuberculose e tifo) mataram mais de 1 bilhão de humanos. Elas estavam ganhando de goleada até que, num dia de 1928, o biólogo escocês Alexander Flemingse esqueceu de limpar o laboratório. Quando voltou, notou um fungo crescendo numa placa – e matando as bactérias que ele usava em experiências. E o que era desleixo virou a descoberta do século: esse fungo, do gênero penicillum, foi o primeiro antibiótico até para os bichos (nos EUA, 80% dele é ingerido por gado, aves e porcos de corte). Mas a lua-de-mel pode estar perto do fim. As bactérias estão criando resistência aos antibióticos, e a indústria farmacêutica não consegue criar novos – o ritmo de invenções caiu 70% nos últimos 20 anos. A esperança são os “antibióticos virais", que já estão em testes – e são feitos de vírus que matam bactérias.
( Superinteressante, abril de 2014. )
De acordo com o contexto, as palavras e/ou expressões podem assumir sentidos diversos. Considerando tal aspecto, indique o trecho em destaque em que o sentido conotativo pode ser observado.
A) “Elas estavam ganhando de goleada […]”
B) “[...] foi o primeiro antibiótico até para os bichos […]”
C) “[...] o ritmo de invenções caiu 70% nos últimos 20 anos .”
D) “Quando voltou, notou um fungo crescendo numa placa […]”
E) “Em 24 horas, uma bactéria se reproduz 16 milhões de vezes.”
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