Procura

HistóriaBrasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (IF-MT 2014)

Durante as discussões da Constituinte ficou manifesta a intenção da maioria dos deputados de limitar o sentido do liberalismo e de distingui-lo das reivindicações democratizantes. Todos se diziam liberais, mas ao mesmo tempo se confessavam antidemocratas e antirrevolucionários. As ideias revolucionárias provocavam desagrado entre os constituintes. A conciliação da liberdade com a ordem seria o preceito básico desses liberais que se inspiravam em Benjamim Constant e Jean Baptiste Say. Em outras palavras: conciliar a liberdade com a ordem existente, isto é, manter a estrutura escravista de produção, cercear as pretensões democratizantes.

(COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República : Momentos Decisivos. São Paulo: Brasiliense, 1987.)

A Constituição de 1824 foi uma peça jurídica importante para conciliar liberdade e ordem. Qual característica, presente nessa Constituição, corrobora tal ideia?




A) Deputados e senadores eram eleitos pelo voto indireto e os candidatos e eleitores deveriam comprovar renda mínima para exercer esses respectivos direitos.

B) Foi organizada em três poderes: executivo, legislativo e judiciário, como forma de controlar as influências portuguesas.

C) Restringiu o direito de voto a nobres, militares, letrados e clero e por isso teve curta vigência.

D) Teve caráter federativo como forma de assegurar os interesses políticos das elites regionais, como contrapartida ao poder do Imperador.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 23

Vamos para o Anterior: Exercício 21

Tente Este: Exercício 52

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.68ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.73ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 5ms))