PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (2)
- (FCC 2014)
Sobre a educação
A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.
(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:
A) Se não se compor bem o desenvolvimento individual com o papel social, a educação falhará.
B) Aqueles professores nunca se deteram para refletir melhor sobre o seu papel de educadores.
C) Se a escola moderna não reaver a dignidade que já a marcou, ficará longe dos ideais de Einstein.
D) Se a escola falhar e não obter a integração entre o indivíduo e a comunidade, terá esvaziado o seu papel social.
E) Einstein não se conteve nos domínios da física, nem se absteve de tratar os temas mais árduos da política.
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