PortuguêsSintaxe
- (CESPE 2014)
Voto facultativo, voto em branco e voto nulo são recursosfrequentemente mencionados por muitos brasileiros revoltados coma corrupção na política. Esses apelos voltam a aparecer na vésperade mais um processo eleitoral, especialmente em manifestaçõesfeitas pelas redes sociais.
(...)Mas é a crença na política, e não a descrença, que podeconsertar o que está errado.
Zero Hora, 3/3/2014
Considerando que os fragmentos incluídos nas opções abaixo constituem trechos de texto adaptado da Zero Horade 3/3/2014, assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto em relação ao emprego dos sinais indicativos de crase.
A) A descrença na política pode ter o viés positivo de aumentar à massa crítica da população, de levar à indignação para as ruas e de criar uma cultura de acompanhamento e controle da representação.
B) Em vez de revolta contra o voto obrigatório, é melhor transformá-lo em voto meritório, de forma que contemple candidatos sobre os quais não paire dúvida em relação à honestidade e à vontade de efetivamente trabalhar pelo país.
C) Quanto antes esta seleção começar, mais acertos teremos. Evidentemente, sempre haverá enganos e traições, mas à mesma democracia que possibilita tais desvios oferece igualmente remédios para corrigi-los
D) Já não se pode mais contar nos dedos de uma mão os políticos que perderam mandatos, cargos e até à liberdade por terem traído a confiança da população.
E) Cidadãos bem informados e partícipes têm poder para fiscalizar e depurar à política, colocando nos postos de comando da administração pessoas íntegras e comprometidas com o país.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 75
Vamos para o Anterior: Exercício 73
Tente Este: Exercício 171
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português