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Administração públicaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 419

  • (FGV 2014)

O grande desafio (Costa e Castanhar, 2003, p. 987) para a disseminação da prática da avaliação de projetos no setor público é, sem dúvida, encontrar formas práticas de mensurar o desempenho e fornecer ao responsável pela gestão dos programas sociais, bem como aos demais atores envolvidos, informações úteis para a avaliação sobre os efeitos de tais programas, necessidade de correções, ou mesmo da inviabilidade do programa. Dificuldades metodológicas acabam levando à utilização de indicadores que se aplicam, predominantemente, aos aspectos da produção dos programas (alcance das metas, ou objetivos).
Essa dificuldade prática pode levar os gestores de programas públicos a caírem na armadilha de:


A) construir a matriz avaliativa a partir da ampla participação e envolvimento dos formuladores da política pública;

B) praticar a administração por desempenho e não a aferição do desempenho;

C) incluir nos processos avaliativos variáveis relativas aos contextos avaliados;

D) considerar os processos de aferição como um fim em si mesmo;

E) utilizar o aprendizado com as experiências práticas para a superação das dificuldades conceituais e operacionais.


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