AtualidadesAtualidades do ano de 2014
- (IESES 2014)
De 1999 a 2013, Hugo Chávez presidiu a Venezuela, país vizinho. Chávez, que se pretendia comandante vitalício do país, subjugou as instituições, expropriou empresas e demonizou o capitalismo. Tudo em nome da “revolução bolivariana”, do “socialismo do século XXI”. A morte de Chávez acelerou um processo de autodestruição e a Venezuela, sob o Governo do novo Presidente Nicolás Maduro, tem sido palco de barbaridades, onde os embates entre as forças governamentais e civis já registraram mortes e as organizações de direitos humanos contabilizaram centenas de detenções e dezenas de torturados. Em relação à situação da Venezuela NÃO É CORRETO afirmar que:
A) As manifestações foram iniciadas por chavistas que eram contra o Governo de Nicolás Maduro.
B) Para exaltar o Presidente Maduro, a Presidente Dilma Rousseff disse que se deveria levar em conta o que ela chamou de ganhos em saúde e educação.
C) Ao se pronunciar sobre a Venezuela, a Presidente Dilma Rousseff, que foi torturada pelo regime militar brasileiro no início da década de 70, ignorou a própria história e disse que não cabe ao Brasil discutir a história da Venezuela.
D) Nas ruas, os civis pedem democracia, paz e liberdade de expressão.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 14
VOLTAR ao índice: Atualidades