Procura

AtualidadesAtualidades do ano de 2014


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (VUNESP 2014)

José Mujica conseguiu uma proeza incrível: colocou o Uruguai no mapa. Desde que assumiu a Presidência, em 2010, ele foi capa do “New York Times” e entrevistado pelos principais jornais da América e da Europa, por canais de TV japoneses e coreanos. Na Itália, foi chamado de “o Mandela sul-americano”, e o jornal “Guardian” imaginou como seria o Reino Unido se Mujica fosse primeiro-ministro. Todo esse alvoroço para o presidente de um país de três milhões de habitantes, perdido no Sul do mundo, e que só surge nas manchetes vez ou nunca por algo relacionado a futebol, costuma ter uma explicação tão implacável quanto discutível: Mujica é um presidente diferente.
(http://oglobo.globo.com/mundo/gda-jose-mujica-presidente-                                                                                         -que-pos-uruguai-no-mapa-11134904. 22.12.2013)
Entre as importantes decisões tomadas pelo Uruguai em 2013, é correto apontar.


A) a oferta uruguaia de uma saída para o mar ao Paraguai e à Bolívia, com a utilização de um porto a ser construído em Rocha, na fronteira com o Brasil


B) o inesperado rompimento uruguaio com o Mercosul e a progressão de um acordo comercial bilateral com a China, a partir de 2015


C) uma radical reforma política, que estabeleceu o financiamento público de campanhas eleitorais e o voto facultativo.


D) os decretos presidenciais de combate à especulação financeira, com o congelamento do custo dos alugueis residenciais


E) a recusa pela ajuda do Fundo Monetário Internacional e a associação e o apoio político ao recém-fundado Banco do Sul.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 3

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Atualidades






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.92ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=1.34ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 4ms))