Procura

HistóriaHistória do brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 21

  • (IF-PA 2015)

Décadas depois dos anos de ouro da Belle Époque da borracha, Belém herdou lugares da memória do contexto sociocultural de capital da borracha na Amazônia, na forma de seu monumentalismo e da sua estética. Assim, com base debates historiográficos acerca das ideias e significados da Belle Époque na capital paraense é INCORRETO afirmar que:


A) Durante a intendência de Antônio Lemos (1897-1911), os investimentos na modernização urbana de Belém, com suas largas avenidas, jardins, praças e monumentos, e mais serviços de saneamento e higiene conferiam uma feição anticosmopolita à cidade enchendo-a de estética e elegância afrancesada.

B) Representou um tempo de verdadeira “Cruzada” contra a barbárie e o atraso , época que também se manifestava no combate aberto aos grupos populares e de baixa renda do centro da cidade forçando-os a procurar os subúrbios da capital.

C) A belle époque encarnou e representou o otimismo burguês diante da inevitabilidade do progredir e do civilizar que o tempo das conquistas técnicas e das realizações materiais do capitalismo exaltava e mundializava.

D) Na Belém da borracha ciência e literatura eram pensadas como atributos e virtudes do sujeito social de um mundo novo, e no qual Progresso e Civilização revelavam-se como imperativos categóricos da História.

E) Nos tempos da belle époque elevou-se o culto às artes em geral, em particular à literatura, à música e à cena lírica. O cuidado com a indumentária e o gestual, e as manifestações exteriores do bom gosto também dominaram os cenários urbanos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 22

Vamos para o Anterior: Exercício 20

Tente Este: Exercício 77

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.03ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=0.49ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 4ms))