PortuguêsInterpretação de textos (4)
- (VUNESP 2015)
No Cieja (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) Campo Limpo, não se registram advertências aos estudantes nem há período de recuperação. Alunos com dificuldades nos colégios da região enxergam ali a possibilidade de um recomeço. “Outros colégios desistem de alguns alunos tidos como problemáticos e os encaminham para um centro de ensino de jovens e adultos”, explica a coordenadora da escola, Cristina Sá.
Todos os 14 Ciejas de São Paulo reservam um dia para os professores fazerem planejamento. Êda, a diretora do Cieja Campo Limpo, usa as sextas-feiras para discutir casos específicos dos alunos e para formar os educadores na filosofia da escola. Neste dia, não há aula. “É um trabalho de formiguinha”, diz a diretora. Vários professores não se adaptaram e pediram transferência. “Tem gente que não acredita em um ensino que não impõe autoridade. Nós acreditamos”, afirma Cristina.
Num dos dias em que a Folhavisitou a escola, um morador da mesma rua apareceu em frente à entrada, com um carrinho de sucata com o pneu furado, perguntando: “Cadê a dona Êda? Preciso de ajuda para arrumar meu pneu”. A naturalidade do pedido mostra como a integração com a comunidade funciona.
(http://arte.folha.uol.com.br. 30.11.2014. Adaptado)
O texto mostra que o Cieja trabalha com um público
A) normalmente ignorado nos colégios regulares.
B) raramente sujeito a situações problemáticas.
C) frequentemente vítima de várias advertências.
D) constantemente indiferente em relação à escola.
E) continuamente preocupado com tarefas e castigos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 184
Vamos para o Anterior: Exercício 182
Tente Este: Exercício 192
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português