Procura

PortuguêsInterpretação de textos (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 157

  • (FGV 2015)

Texto 3
Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado). Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?” (como bem explica DaMatta, em várias de suas obras). Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”. Se alguém questiona essa estrutura, vem o corporativismo e retroalimenta a chaga arcaica. De onde vem essa canhestra forma de organização social? Por que somos o que somos?” (Luiz Flávio Gomes, JusBrasil)
O autor do texto 3 considera um atraso a utilização do “Você sabe com quem está falando?” porque a expressão representa:


A) um desrespeito à igualdade das leis;

B) um hábito antigo de nossas elites;

C) uma prova de corrupção;

D) um atestado de corporativismo;

E) uma volta à monarquia.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 158

Vamos para o Anterior: Exercício 156

Tente Este: Exercício 245

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.52ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=0.81ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 7ms))