Artes plásticasDiversos
- (IF-PA 2015)
A arte pública é uma possibilidade de comunicação na vida dos indivíduos, pois contam fatos históricos, história das cidades e das pessoas através da pintura, escultura, desenho, gravura, monumentos, arquitetura, dentre outras modalidades. Em Belém do Pará, o Memorial da Cabanagem é um monumento de 15 metros de altura por 20 metros de comprimento, todo em concreto, erguido no complexo do entroncamento. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Monumento foi construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem, que aconteceu em 7 de janeiro de 1985. (LOBATO, 2010, p. 33). Segundo a concepção de Oscar Niemeyer, o memorial da Cabanagem representa:
A) a expressão do povo paraense, das dificuldades e conflitos no início da República e a fratura faz alusão aos conflitos de terra no Pará.
B) representa que a luta pela terra tornou-se mais significativa e violenta, devido a exaustão dos recursos no estado do Pará, a rampa significa o crescente desmatamento da Amazônia e a fratura, os conflitos, em que os cabanos lutaram contra os madeireiros, pecuaristas e especuladores que buscavam transformar as regiões do Pará em terras sem lei.
C) a rampa elevada em direção ao firmamento representa a grandiosidade da revolta popular, a fratura faz alusão à ruptura do processo revolucionário. Embora a Cabanagem tenha sido sufocada, permanece viva na memória do povo paraense, por isso, o bloco continua subindo para o infinito, simbolizando que a essência e os ideais da luta cabana continuam latentes na história do povo paraense.
D) essa arte pública representa a indignação dos cabanos, devido a exploração das terras no Pará e o atraso no desenvolvimento artístico.
E) o monumento da cabanagem significa o conflito entre índios e os barões da borracha.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108
Vamos para o Anterior: Exercício 106
Tente Este: Exercício 24
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes plásticas