Artes plásticasDiversos
- (IF-PE 2016)
“A perspectiva da cultura visual permite, então, incorporar a problemática que esteve fora da esfera da arte na educação. E o faz a partir do questionamento de noções como originalidade, autoria, recepção, representação, intensão do artista, linguagem visual centrada no formal, contexto de produção, de expressão, a criança como artista e, de maneira especial, o relato salvador da educação pela arte. O que introduz a perspectiva da cultura visual, a qual provisoriamente me vinculo – pois não se deve esquecer que não existe uma opção do que é denominado como cultura visual – é a consideração das práticas artísticas como práticas discursivas – culturais – que têm efeitos na maneira de ver e de ver-se.”
HERNÁNDEZ. F. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. p. 43. In: MARTIZ, R.; TOURINHO, I. (org.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos . Santa Maria: Ed da UFSM, 2011.
Para HERNÁNDEZ, a cultura visual
A) pode ser encarada como uma possibilidade de mudança paradigmática no ensino de artes.
B) contribui com outra narrativa para que a escola possa ser um lugar no qual se aprenda com imagens.
C) é uma condição cultural marcada por nossa relação com as tecnologias e a comunicação, afetando as formas como nos vemos a nós mesmos e ao mundo.
D) é um guarda-chuva debaixo do qual se incluem imagens e artefatos do presente que dão conta de como vemos e somos vistos por esses objetos.
E) pode contribuir com as práticas artísticas experimentadas na escola e nas comunidades, orientando projetos apaixonantes, a partir dos quais os participantes possam aprender unicamente sobre si mesmos.
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