Procura

QuímicaSubstâncias inorgânicas e suas características: ácidos bases sais e óxidos. reações de neutralização.


EXERCÍCIOS - Exercício 29

  • (IF-RS 2015)

O EDTA (ácido etilenodiaminotetracético) é, sem dúvida, um agente complexante de uso recorrente em Química Analítica. Como ligante, o EDTA é um composto capaz de formar complexos fortes e estáveis com muitos íons metálicos, o que pode ser observado pela constante de formação do complexo FeEDTA - (a 25°C é 1,3 x 10 25 ). Esta forte ligação, aliada à propriedade de reagir com vários íons metálicos, tornou o EDTA útil em aplicações que vão desde o seu uso como aditivo alimentar até como agente de limpeza no tratamento de contaminação ambiental. Sobre o preparo das soluções de EDTA é INCORRETO afirmar que:


A) O material de referência certificado CaCO 3 pode ser usado para padronizar o EDTA, ou então verificar a composição do EDTA padronizado.

B) O reagente de uso geral na preparação é o sal dissódico (Na 2 H 2 C 10 H 12 O 8 N 2 .2H 2 O), pois este é mais solúvel em água que o EDTA.

C) O sal dissódico (Na 2 H 2 C 10 H 12 O 8 N 2 .2H 2 O) é comumente encontrado nos laboratórios de Química Analítica e contém cerca de 0,3% de excesso de água. O sal pode ser usado nessa forma com uma correção apropriada para o excesso de água, ou seco a 80 °C até a composição (Na 2 H 2 C 10 H 12 O 8 N 2 .2H 2 O).

D) A solução de EDTA preparada deve ser acondicionada preferencialmente em frasco de vidro devidamente rotulado.

E) Caso não haja CaCO 3 , as soluções de EDTA podem ser padronizadas por titulação com uma solução de cloreto de zinco ou sulfato de zinco.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30

Vamos para o Anterior: Exercício 28

Tente Este: Exercício 61

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Química






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.72ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.66ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 6ms))