Artes plásticasDiversos
- (IF-PA 2015)
Conforme define Castro “As guitarradas são composições instrumentais caracterizadas pela fusão de três ritmos principais, a cúmbia, o merengue e o carimbó, com notas de choro, maxixe e influência do rock da Jovem Guarda. Há nelas uma função solística imperativa. Dos gêneros latinos captam, centralmente, a dinâmica dos harpejos. Na música latina, sobretudo caribenha, essa dinâmica é demarcada pelos instrumentos de sopro, com fraseados musicais sincopados. Sua transposição para o gênero paraense se dá por meio da substituição dos sopros metálicos pelas cordas elétricas, preservando a estrutura melódica desses ritmos, num desenho sempre sincopado” (2012, p.433). Segundo o autor, as guitarradas:
A) são fundamentalmente caribenhas, não podendo esse ritmo ser considerado um gênero da MPB.
B) designam um termo genérico para a música latina que se utiliza de instrumentos de sopro, combinados ao som da guitarra elétrica.
C) são assim denominadas por se tratar de composições em que o uso de muitos ritmos musicais fundiu-se em um só, de modo que não se pode mais perceber as diferentes influencias.
D) representam um gênero instrumental que combina sons de ritmos distintos, conservando elementos de todos eles.
E) possuem em comum com o choro, o maxixe e o rock da Jovem guarda a influência de gêneros musicais latinos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 106
Vamos para o Anterior: Exercício 104
Tente Este: Exercício 24
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes plásticas