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EXERCÍCIOS - Exercício 49

  • (IF-PE 2016)

Em sua obra, Henry Giroux destaca que a cultura e o currículo são elementos inseparáveis. Se a cultura é um campo de lutas e conflitos por imposição de significados e se o currículo está envolvido em uma política cultural, então ele é terreno privilegiado de lutas, conflitos e contestações na busca de significados e sentidos. Portanto, é fundamental entender o currículo como um instrumento, um espaço, um campo de produção e criação de significados, no qual se fazem presentes os interesses das camadas sociais.

De acordo com esse texto, são ações de suma importância para os processos constantes de ensino de arte no que se refere ao currículo:




A) conduzir as práticas educativas conforme a linguagem determinada pela escola a fim de fortalecer o que foi elaborado na semana pedagógica pelos pedagogos e coordenação pedagógica.

B) endossar, sem maiores questionamentos, o que está posto em relação às formas de desenvolvimento cognitivo, normas e atitudes, respeitando o que já foi instituído anteriormente naquela escola.

C) problematizar e elucidar as ações educativas na escola, proporcionando um diálogo constante e atuando de forma contextualizada com o todo da escola.

D) promover discussões sobre as propostas curriculares e refletir sobre as especificidades dos currículos como forma de assegurar mudanças, se necessárias, para os anos seguintes.

E) criar um currículo a partir de experimentações, vivências e práticas do docente, de forma independente do todo, já que será ele o condutor das aulas de arte na escola.


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