PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (5)
- (VUNESP 2015)
Uso das novas tecnologias em sala de aula
Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias.
Muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular.
O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.
A tecnologia também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados. O Google, por exemplo, criou um espaço próprio para a educação, o Google Play for Education – cuja versão em português ainda está sem data de lançamento. O programa faz uma peneira por disciplina e série para sugerir aplicativos educacionais específicos para tablets. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo, facilitando a participação.
A ideia não é abandonar o quadro negro, mas hoje, com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes.
(Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br. Acesso em 24.10.2014. Adaptado)
De acordo com o autor do texto, o uso das tecnologias em sala de aula pode contribuir para
A) distanciar professores e alunos, dada a atração que os conteúdos digitais exercem sobre os adolescentes.
B) diminuir o rendimento dos alunos, em face da intensa interação deles com os conteúdos digitais.
C) tornar as aulas mais interativas, com o aluno desempenhando um papel mais ativo na exploração dos conteúdos.
D) tumultuar as aulas, diante da dificuldade para disciplinar o uso de aparelhos como tablets e celulares em sala de aula.
E) tornar os alunos mais dispersivos, apenas espectadores de ferramentas com as quais não sabem interagir.
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