Princípios normas e atribuições institucionaisCultura organizacional
- (CESGRANRIO 2015)
Uma empresa do setor bancário procurou romper com diversos padrões de ação e práticas existentes, principalmente, em função do avanço da tecnologia e da necessidade de aprimorar seus produtos e suas formas de atendimento ao cliente. Após diversos esforços empreendidos pela alta gerência, a partir de uma abordagem sistêmica, chegou-se à conclusão de que mudar rapidamente os padrões e práticas estabelecidos não é fácil, porém necessário à sobrevivência da organização.
Na conclusão apresentada no caso, o conceito de cultura organizacional é tratado como sendo um(a)
A) conhecimento explícito, manualizado e formalizado pelos grupos de interesse internos.
B) procedimento informalmente definido, a ser treinado e praticado pela cúpula da organização.
C) variável a ser gerenciada, de forma a garantir adaptação ao ambiente externo e manter a coerência interna.
D) caracterização organizacional estática, fechada e imutável, que reflete o que as pessoas são e como agem.
E) expressão cultural de seus membros, uma vez que a organização é uma cultura, logo, uma esfera cultural e simbólica que não pode ser gerenciada.
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