PsicologiaPsicologia do desenvolvimento
- (FUNIVERSA 2015)
A respeito da psicologia do desenvolvimento, é correto afirmar que
A) a hereditariedade refere-se aos aspectos físicos, como o aumento da altura e a estabilização do esqueleto, que permitem ao indivíduo expressar comportamentos cada vez mais complexos e obter maior domínio do mundo que o cerca.
B) o crescimento orgânico refere-se à carga genética do indivíduo, estabelecendo o seu potencial, que pode ou não se desenvolver. Nesse contexto, como exemplo, podem ser citadas pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência.
C) a maturação neurofisiológica é o que torna possível determinado padrão de comportamento, nesse sentido, por exemplo, para se segurar um lápis e manejá-lo com destreza, é necessário um desenvolvimento neurológico que uma criança entre dois e três anos de idade não tem.
D) o meio é o que promove a possibilidade de o indivíduo projetar algo de si no mundo externo sem perceber que aquilo que foi projetado é algo seu e algo considerado, por ele, indesejável. Nesse contexto, por exemplo, pode-se citar um jovem que critica os colegas por serem extremamente competitivos e não se dá conta de que ele também o é.
E) a realidade psíquica refere-se às cenas psíquicas relatadas que se apresentam com as mesmas forças e consequências de uma situação real. Nesse contexto, por exemplo, pode-se citar a criança que, ao relatar algo que deseja intensamente, acaba vivenciando uma situação real.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 50
Vamos para o Anterior: Exercício 48
Tente Este: Exercício 235
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia