PsicologiaPsicologia do desenvolvimento
- (BIO-RIO 2015)
Dentre as diferentes correntes teóricas do campo da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem encontram-se as abordagens cognitivistas, com representantes teóricos como Vygotsky. Para esse teórico, as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com a sua história sociocultural e um dos conceitos principais do seu modelo é a “zona de desenvolvimento proximal”, que representa a diferença entre:
A) a capacidade da criança em resolver problemas sozinha e de resolvê-los com ajuda do outro mais competente.
B) todas as atividades que a criança consegue desempenhar independente de um outro mais competente.
C) todas as funções que a criança consegue desempenhar apenas na presença de um outro mais competente.
D) etapas do processo que a criança desenvolve seu intelecto individualmente sem o outro mais competente.
E) a capacidade da criança de resolver problemas com ajuda parcial e a capacidade de resolvê-los com ajuda total do outro.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 49
Vamos para o Anterior: Exercício 47
Tente Este: Exercício 169
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia