PsicologiaPsicologia jurídica
- (FCC 2015)
De acordo com Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente − NECA, as famílias brasileiras ao longo da nossa história foram se transformando: a frequência dos casamentos legais diminuiu, o número de separações aumentou, o de recasamentos cresceu, outros arranjos sexuais na formação dos casais são experimentados, o número de nascimentos diminuiu, assim como o número de filhos por casal.(MOREIRA, M.I.C. Novos rumos para o trabalho com famílias . São Paulo: NECA − Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente, 2013, p. 10)
Sobre as diferentes concepções de família, é correto afirmar:
A) Por “família nuclear simples” entende-se a configuração familiar composta por um pai e uma mãe que se encontram presentes no domicílio, em que os filhos são do mesmo casal e podem ter um ou mais parentes residindo com eles.
B) Nos Centros de Atendimento Multidisciplinar, a Psicologia constrói suas intervenções a partir da perspectiva jurídica de família, ou seja, nos termos da lei.
C) No contexto da violência intrafamiliar, considera-se família como sendo constituída somente por pessoas com algum grau de parentesco.
D) Por “família convivente” entende-se a configuração familiar composta por mais de um núcleo familiar, com avós e netos, que moram juntos no mesmo domicílio sem obrigatoriedade de parentesco; pode ainda ser composta somente por pai e filho-filha ou mãe filha-filho.
E) Por “família homoparental” entende-se a configuração familiar composta por um casal com pessoas do mesmo sexo e sem filhos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia