PortuguêsFunções da linguagem: emotiva apelativa referencial metalinguística fática e poética.
- (CPCON 2015)
Leia o anúncio publicitário abaixo para responder à questão.
PROVE QUE DOVE É O MELHOR.
PROVE SE DOVE É O MELHOR.
(Texto publicitário).
Em relação às funções da linguagem, pode-se afirmar que é predominante, no anúncio, a função:
A) Fática, pois o objetivo é chamar a atenção do interlocutor.
B) Referencial, pois a intenção é informar sobre uma moça branca que conquistou vários morenos.
C) Expressiva, porque está centrada na opinião do locutor.
D) Conativa, porque põe em destaque o destinatário, estimulando-o por meio da mensagem.
E) Poética, tendo em vista que faz alusão ao uso de uma linguagem figurada.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 39
Vamos para o Anterior: Exercício 37
Tente Este: Exercício 22
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português