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HistóriaEra vargas – 1930-1954


EXERCÍCIOS - Exercício 43

  • (IDECAN 2016)

Texto I “O rádio servia eficazmente para se espalhar a imagem onipresente de Getúlio Vargas por todo país [...] Pelo rádio o poder se faz presente e personaliza a relação política em cada cidadão.” (LENHARO, Alcir. Sacralização política. Campinas. Papirus, 1986. p. 42.)
Texto II TucãoEsse Getúlio bonzinho Que vocês estão mostrando Nunca existiu de verdade. É um Getúlio inventado Para engabelar o povo. Vai, pergunto ao deputado O que foi o Estado Novo. Era gente na cadeia, Era cara torturado, “telefone”, “pau‐de‐arara”...
Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto do Estado Novo, assinale a afirmativa correta.


A) Apesar de todo o investimento e controle das mídias da época, o mito “Vargas” só alcançava respaldo nas camadas trabalhadoras mais pobres e rurais.

B) Se considerarmos o contingente ínfimo de pessoas a possuir rádio no Brasil da década de 1930, um luxo destinado à burguesia, o texto I torna‐se uma demagogia.

C) Conforme afirma o texto I, o mito do getulismo, construído pela máquina de propaganda do DIP, encontrou grande ressonância no imaginário das massas urbanas.

D) Os textos I e II, apesar de distintos, mostram a fragilidade de Vargas, que conseguia apoio das massas trabalhadoras urbanas, mas raramente o apoio do congresso e líderes dos estados.


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