Gestão de pessoasUniversidade corporativa
- (FGV 2016)
Roberto é um analista de Educação Corporativa a quem foi solicitado que desenhasse um projeto para desenvolvimento do e-learning em sua empresa. Estudando a temática, Roberto entendeu que o conceito de e-learning compreendia o uso das tecnologias da Internet para a entrega de um amplo arranjo de soluções que estimulassem o conhecimento e o desempenho. Com base em seus estudos, Roberto estabeleceu três critérios para caracterizar as ações de e-learning , a saber:
Critério 1 – Trabalha em rede, tornando possível uma atualização instantânea de dados, envolvendo armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação ou instrução;
Critério 2 – Chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia padrão de Internet;
Critério 3 – Focaliza uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem voltada para o treinamento tradicional, com foco na melhoria do desempenho.
Analisando o esboço inicial do projeto elaborado por Roberto, seu chefe considerou que o projeto estava falho e apresentou a seguinte justificativa:
A) o conceito de e-learning que ele adotou está limitado na medida em que estabelece vínculo direto com o desempenho;
B) o e-learning não trabalha em rede, embora envolva armazenagem e busca, distribuição e compartilhamento de informação;
C) o e-learning chega até o usuário final por intermédio de um computador que utiliza uma tecnologia específica de distribuição de dados que difere do padrão de Internet;
D) o projeto de e-learning deve focalizar uma visão mais abrangente de soluções de aprendizagem, que vão muito além do paradigma tradicional de treinamento;
E) o e-learning em geral não permite atualização instantânea porque está vinculado aos sistemas de informática das empresas com rotinas diárias de atualização.
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