GeografiaGeografia econômica
- (FCC 2016)
O Brasil voltou a perder espaço no mercado internacional de produtos manufaturados. Um levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) com base em dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) colocou o País no 32 o lugar entre as economias que mais exportaram manufaturas em 2014 − duas colocações abaixo do apurado no ano anterior (2013).(Adaptado de: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,industria-perde-espaco-na-exportacao,10000002261) Dentre os fatores que explicam a perda do mercado externo pode-se destacar
A) as políticas do Estado brasileiro, geralmente destinadas ao protecionismo e ao fechamento dos mercados.
B) a dispersão das atividades industriais ocorrida na última década, devido à guerra fiscal.
C) a baixa competitividade, geralmente associada à alta carga tributária e à logística de transportes.
D) a dificuldade para aumentar a produção, em razão da escassez da mão de obra industrial.
E) a baixa qualidade dos produtos, devido ao processo de sucateamento do maquinário industrial.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 50
Vamos para o Anterior: Exercício 48
Tente Este: Exercício 47
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia