Procura

PortuguêsInterpretação de textos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 126

  • (FCC 2016)

Atenção : A questão refere-se ao texto abaixo.

Mato Grosso é uma terra de vários sotaques. Com influência de gaúchos, mineiros, paulistas, portugueses, negros, índios e espanhóis, o Estado não tem uma fala própria. Em lugares como Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, o acento do Sul fica mais evidente. É claro que a língua é porosa, e a influência se faz presente, até mesmo nas comunidades mais fechadas.

Contudo , em Mato Grosso, temos o falar cuiabano, talvez o sotaque mais marcado da língua portuguesa. Com expressões próprias como “vôte” e “sem-graceira”, esse falar se mistura com uma entonação diferente, como a desnasalização no final de algumas palavras. Infelizmente ele é um dos menos retratados na cultura nacional, nunca apareceu em uma novela ou filme de sucesso nacional.

(Adaptado de: Linguajar. Disponível em: www.mt.gov.br/cultura )


Atente para as afirmações a respeito do texto.
I. Os sotaques mato-grossenses caracterizam-se pela hibridez, decorrente da contribuição de linguajares de grupos sociais distintos. II. O falar cuiabano tornou-se bem diferenciado dos outros do Estado, caracterizado por expressões próprias e pela perda da nasalização no final de alguns vocábulos. III. As influências de diversas etnias e nações são responsáveis por diferenciar o sotaque cuiabano dos demais sotaques mato-grossenses, os quais se destacam pela melodia marcante.
Está correto o que se afirma APENAS em


A) III.

B) I e II.

C) II e III.

D) I e III.

E) I.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127

Vamos para o Anterior: Exercício 125

Tente Este: Exercício 108

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=1.59ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 8ms))