Engenharia de transportes e trânsitoDiversos
- (IOBV 2016)
O obra Almofada (speed cushions), que possui objetivo de reduzir velocidade, constitui:
A) numa porção elevada da via colocada em ângulo reto em relação à direção do tráfego. É um tipo de ondulação construída com perfil plano (plataforma propriamente dita) e rampas. São construídas de meio-fio a meio-fio.
B) numa seção elevada da via da mesma altura da calçada, compreendendo toda a interseção, construída com perfil plano e rampas. O platô pode ser implementado em trechos de vias, neste caso sobre uma extensão maior que a de uma ondulação.
C) numa porção elevada da via colocada em ângulo reto em relação à direção do tráfego, sendo que o perfil plano estende-se sobre parte da faixa de tráfego, com largura menor que a bitola de um ônibus convencional, mas maior que a bitola média dos veículos leves, desta forma os ônibus e veículos pesados não são afetados.
D) É uma redução da largura da seção transversal da via, nos dois sentidos de circulação simultaneamente. Também é possível de serem construídos para apenas um dos sentidos de circulação da via, alternadamente. Permite que dois carros passem um pelo outro com velocidade baixa, mas um carro e um veículo grande teriam dificuldades em passar.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 26
Vamos para o Anterior: Exercício 24
Tente Este: Exercício 21
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia de transportes e trânsito