Procura

FilosofiaConceitos filosóficos


EXERCÍCIOS - Exercício 27

  • (Colégio Pedro II 2016)

Pois se as coisas futuras e passadas existem, quero saber onde estão. Se ainda não posso sabê-lo, sei ao menos que, onde quer que estejam, ali não são futuras nem passadas, mas presentes. Pois se também ali forem futuras, ali ainda não estão, e se ali forem passadas, ali já não estão. Portanto, onde quer que estejam, o que quer que sejam, não são senão presentes.

(AGOSTINHO. Confissões . Livro XI. In : MARÇAL, Jairo (org.). Antologia de textos filosóficos . Curitiba: SEED, 2009. pp. 42)

Agostinho declara, no livro citado de suas Confissões , o desconhecimento sobre a natureza do tempo. O trecho reproduzido remete a uma hipótese levantada pelo autor de que




A) o futuro é tornado presente pela mente que antecipa uma ação e o passado é trazido para o presente pela memória.

B) a transformação do futuro em presente e este em passado é fruto da corrupção de que todas as coisas materiais sofrem.

C) o passado e o futuro não existem, sendo ambos gerados do não-ser e reconduzidos ao mesmo pela passagem do tempo.

D) os fatos passados podem ser conhecidos dos homens, pelo recurso à História, ao passo que o futuro só existe na mente divina.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 28

Vamos para o Anterior: Exercício 26

Tente Este: Exercício 51

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.66ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.67ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 5ms))