Procura

FilosofiaConceitos filosóficos


EXERCÍCIOS - Exercício 23

  • (FCC 2016)

Há posições diversas sobre a função da arte na vida dos seres humanos. Uma dessas discussões diz respeito à sua função social. Afirma-se, em certas posições que a arte não tem função além dela própria. A arte é pela arte. Em outras que ela tem a função consciência crítica a respeito do que não é justo, por exemplo, nas sociedades. Segundo Chauí (2003, p. 288) “As duas concepções são problemáticas. A primeira porque imagina o artista e a obra de arte como desprovidos de raízes no mundo e livres das influências da sociedade sobre eles – o que é impossível. A segunda porque corre o risco de sacrificar o trabalho artístico em nome das “mensagens” que a obra deve enviar à sociedade para mudá-la, dando ao artista o papel de consciência crítica do povo oprimido”.

Segundo o texto,




A) a arte nada tem a ver com a sociedade. A arte tem finalidade em si mesma.

B) os debates sobre funções da arte são inúteis.

C) artistas não devem e não podem veicular mensagens sociais através da arte.

D) ambas as posições são problemáticas. Mas, não se pode negar que artista e arte sempre têm raízes na sociedade e dela sofrem influências.

E) o artista deve ser sempre a consciência viva dos problemas sociais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 24

Vamos para o Anterior: Exercício 22

Tente Este: Exercício 57

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Filosofia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.64ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=2.39ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 8ms))