GeografiaNoções gerais de urbanização
- (CONSULPLAN 2016)
“Pensemos: quem é mais desbravador do mundo do que uma criança? Quem possui coragem para perguntar o que
desconhece com absoluta franqueza e profunda curiosidade? A criança já nasce ‘geógrafa’, pronta para explorar seu
ambiente e aqueles novos que lhe são apresentados. Antes mesmo de começar a ler, a sua aventura já foi iniciada e
nosso trabalho maior então será romper o desafio de um ensino tradicional, baseado em possíveis aprisionamentos da
curiosidade nata e, ao mesmo tempo, fazer as conexões entre as diferentes realidades que virão ao conhecimento de
nossos alunos.”
(Disponívelemhttp://arquivos.castelobranco.br/data/publico/instrucionais/pedagogia/metodologia_ensino_historia_geografia.pdf.)
A caracterização do espaço através de mapas é um dos grandes desejos na educação infantil. Considerando o
fragmento de texto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para s falsas.
( ) Elaborar plantas da sala de aula, caminhos de casa até a escola ou até mapas imaginários são importantes, pois são
nessas atividades que as noções referenciais, de proporcionalidade, topológicas, de redução e as escalas são
trabalhadas, assim como a interpretação das legendas empregadas.
( ) Realizar trabalhos de campo, ou seja, visitações in loco, para a apreensão das referências, construção de objetos e
agudeza da observação, torna-se importante tarefa na educação infantil para apreensão das características do
espaço físico.
( ) Relacionar os conceitos geográficos à palavra através do processo de alfabetização e ambos ao mundo como ele se
apresenta, seja através dos problemas físicos ou sociais é um ponto de início, para o ensino do espaço na educação
infantil.
( ) Utilizar a convivência diária em sala levando para compreensão do que se considera o momento de ouvir, de falar,
de trocar as visões e percepções e, em decorrência, a apreensão dos conceitos geográficos: paisagem, espaço,
lugar, território, traz importantes contribuições às aulas de geografia na educação infantil.
A sequência está correta em
A) F, V, V, V.
B) V, F, F, V.
C) V, V, V, V.
D) F, F, V, V.
E) F, V, V, F.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8
Vamos para o Anterior: Exercício 6
Tente Este: Exercício 29
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Geografia