PedagogiaAspectos sociológicos da educação
- (SEDUC - CE 2016)
Leia o texto abaixo.
Assim, para os positivistas que estudaram a História, esta assume o caráter de ciência pura: é formada pelos fatos cronológicos e o que realmente significam em si. São objetivos à medida que possuem uma verdade única em sua formação (que é o seu sentido e sua única possibilidade de compreensão) e não requerem a ação do historiador para serem entendidos: como já dito, o papel deste é coletá-los e ajeitá-los, constatando, pela análise minuciosa e liberta de julgamentos pessoais, sua validade ou não. O saber histórico, dessa forma, provém do que os fatos contêm, e assume um valor tal qual uma lei da Física ou da Química, ciências exatas.
O Positivismo, Os Annales e a Nova História. Angela Birardi, Gláucia Rodrigues Castelani, Luiz Fernando B. Belatto. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 11/04/2016.
Marque a opção que define, com precisão, o Positivismo em relação aos estudos da
História.
A) É uma leitura da História que se baseia na constante luta de classes. Dessa forma, sempre há uma classe dominante e uma classe dominada, sendo que ambas estão em confronto de interesses, já que uma explora a outra. Esse embate seria o motor da História, através do qual se daria o seu progresso e seria a origem das transformações na sua estrutura.
B) Destaca-se por incorporar métodos das Ciências Sociais à História, o que ampliou o quadro das pesquisas históricas, com a incorporação de atividades até então pouco investigadas, rompendo assim com a compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia) e privilegiando os métodos pluridisciplinares.
C) É, acima de tudo, a História das Mentalidades. Seus seguidores propõem que se estabeleça uma história serial das estruturas mentais das sociedades, e cabe ao historiador a análise dos dados.
D) Acredita que os pesquisadores devem encontrar um fator que determine a verdadeira História. Ela seria indiscutível e encontrada nos documentos governamentais que, por isso, nunca estariam errados. De acordo com esse pensamento, apenas as histórias políticas teriam a importância de serem verificadas.
E) Tem uma proposta de análise histórica que defende uma delimitação extrema do tema por parte do historiador (inclusive em termos de espacialidade e de temporalidade). Com todo esse objeto (tema) bem delimitado, a análise se desenvolve a partir de uma exploração exaustiva das fontes.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
VOLTAR ao índice: Pedagogia