Procura

PortuguêsSignificação contextual de palavras e expressões. sinônimos e antônimos.


EXERCÍCIOS - Exercício 475

  • (VUNESP 2016)

O gavião

Gente olhando para o céu: não é mais disco voador. Disco voador perdeu o cartaz com tanto satélite beirando o sol e a lua. Olhamos todos para o céu em busca de algo mais sensacional e comovente – o gavião malvado, que mata pombas.

O centro da cidade do Rio de Janeiro retorna assim à contemplação de um drama bem antigo, e há o partido das pombas e o partido do gavião. Os pombistas ou pombeiros (qualquer palavra é melhor que “columbófilo”) querem matar o gavião. Os amigos deste dizem que ele não é malvado tal; na verdade come a sua pombinha com a mesma inocência com que a pomba come seu grão de milho.

Não tomarei partido; admiro a túrgida inocência das pombas e também o lance magnífico em que o gavião se despenca sobre uma delas. Comer pombas é, como diria Saint-Exupéry, “a verdade do gavião”, mas matar um gavião no ar com um belo tiro pode também ser a verdade do caçador.

Que o gavião mate a pomba e o homem mate alegremente o gavião; ao homem, se não houver outro bicho que o mate, pode lhe suceder que ele encontre seu gavião em outro homem.

(Rubem Braga. Ai de ti, Copacabana , 1999. Adaptado)


O termo gavião, destacado em sua última ocorrência no texto – … pode lhe suceder que ele encontre seu gaviãoem outro homem. –, é empregado com sentido


A) próprio, equivalendo a inspiração .

B) próprio, equivalendo a conquistador.

C) figurado, equivalendo a ave de rapina .

D) figurado, equivalendo a alimento .

E) figurado, equivalendo a predador .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 476

Vamos para o Anterior: Exercício 474

Tente Este: Exercício 307

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+