Procura

Segurança e saúde no trabalhoSaúde e segurança no ambiente de trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (VUNESP 2016)

Em face dos conhecimentos acerca do trabalho humano, desenvolvidos no campo da Ergonomia, a organização do trabalho deverá considerar, entre outros aspectos envolvidos,


A) que existem vários modos operatórios passíveis de utilização, que variam de acordo com as modificações da matéria-prima, do estado dos equipamentos e das próprias condições psicofisiológicas dos trabalhadores.

B) a ocupação real do tempo, que pode ser aferida pelo grau de aderência do trabalho real em relação ao trabalho prescrito, que irá revelar o tempo que é desperdiçado em ações ou movimentos que não concorrem para o produto final.

C) o conteúdo das tarefas, que deve ser expresso por meio da quantificação das ações realizadas pelo trabalhador em cada ciclo operatório, como a movimentação lateral ou vertical dos braços, a movimentação de pescoço, pernas etc.

D) que a cadência é a maneira como os ritmos são ajustados, que pode ser livre (quando o indivíduo tem autonomia para determinar seu próprio ritmo) ou imposto (por uma máquina, por esteiras e até mesmo por incentivos à produção).

E) que as metas de produção devem ser estipuladas em função da variação natural que ocorre no trabalho coletivo, pois só se pode contar com uma capacidade produtiva determinada ao longo de um dia, semana, mês ou ano para um mesmo indivíduo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+