PsicologiaPsicologia social
- (IDECAN 2016)
As práticas de intervenção psicossocial na comunidade “se inserem em um movimento de superação do modelo clínico tradicional e de produção de estratégias inovadoras” (Oliveira & Caldana, 2014, p. 184) , todas pautadas em um paradigma psicossocial, o qual evidencia quatro parâmetros fundamentais que abrangem: a implicação subjetiva, a horizontalização das relações intrainstitucionais, a integralidade das ações territoriais e a superação da ética da adaptação. Sobre o parâmetro da superação da ética da adaptação, é correto afirmar que
A) o psicólogo social que realiza trabalhos comunitários pode criar condições para que a naturalização da relação entre os investigadores/agentes externos e as pessoas que formam as comunidades e territórios.
B) o psicólogo social que realiza trabalhos comunitários pode criar condições para que seja desmontada a ideologia fatalista e que seja revelada a mentira oficial, segundo a qual não é possível modificar a sociedade.
C) a concepção e adoção de uma posição política precisa destituir-se da finalidade e aplicabilidade do conhecimento, fornecendo elementos à compreensão do para que e em benefício de quem o saber é produzido e quais são seus efeitos sociais.
D) a definição de uma posição política e opção histórica por parte do psicólogo vai ao encontro da reprodução das estruturas sociais, devendo este adotar uma postura de resistência e contestação frente à situação de opressão das sociedades latino-americanas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia