Procura

PsicologiaDependência química


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (COPESE - UFPI 2016)

Assinale a opção CORRETA,


A) A maconha é a droga ilícita mais consumida em todo o mundo: mais de 3,8% da população mundial usa a substância. De acordo com dados coletados em 2007 nos Estados Unidos, na população com idade acima de 12 anos, o uso de maconha foi de 14,4% nos 12 meses anteriores ao estudo. No Brasil, o consumo de maconha vem crescendo a cada ano. O uso na vida em 2001 era de 6,9% e, em 2005, passou a 8,8% da população; já a dependência da droga atinge 1,2% dos brasileiros. Embora estudos mostrem mais mulheres usando maconha do que homens, há um significante aumento de homens usuários de maconha do ano de 1996 para 2001 (22,3 para 29,5%; p > 0,001); para mulheres, o aumento no número de usuárias foi de 33,7 para 39,5% (p > 0,005) no mesmo período.

B) No que diz respeito especificamente à maconha, a influência dos pares apresenta-se, sem dúvida, como fator de pouca importância para o início e a manutenção do uso, como mostra Becker em seu estudo com cinquenta usuários, na maioria músicos. No entanto, permanece inalterado o papel desempenhado seja pela interação familiar na evolução psicossocial dos jovens, seja pelas relações entre o jovem e as normas socioculturais associadas ao consumo de drogas e outras condutas consideradas desviantes em sociedade.

C) No que tange aos efeitos prejudiciais da maconha em curto prazo, Noto e Formigoni (2002) salientam que eles não são bem evidentes, se comparados à cocaína; no entanto, são frequentes os problemas de concentração e memória, dificultando a aprendizagem e a execução de tarefas de dirigir ou operar máquinas. Ainda em curto prazo, o uso dessa substância pode causar tosse crônica, alteração da imunidade, redução dos níveis de testosterona e desenvolvimento de doenças mentais como a esquizofrenia, depressão e crises de pânico, redução do interesse e de motivação pela vida, com a observação da síndrome amotivacional.

D) Segundo o I Levantamento Domiciliar Nacional Sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas realizado pelo CEBRID, a maconha é a droga ilícita mais consumida no Brasil. Estudos mostram, no Brasil, o índice de uso de cannabis na vida entre escolares variando de 6,6 a 19,9%, com a idade da primeira experiência concentrada na faixa de 14 a 16 anos. O uso na semana ou uso frequente ficou entre 0,9 e 4,4%. Essa droga é utilizada com mais intensidade por indivíduos das classes sociais com maior poder aquisitivo.

E) Vários estudos epidemiológicos têm verificado que indivíduos com transtornos mentais graves estão mais propensos a fazer uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas - especialmente a cannabis - quando comparados à população geral.Por exemplo, pacientes com esquizofrenia são mais prováveis de fazerem uso abusivo de cannabis do que indivíduos saudáveis, sendo que há descrição de aumento de risco de abuso em 10,1% nesta população. Nos pacientes em episódio maníaco esta taxa pode chegar a 14,5%, sendo que pode ocorrer em até 4,1% em sujeitos com depressão maior, 4,3% para transtorno do pânico e 2,4% em portadores de fobias.


VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=0.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.48ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 3ms))