PortuguêsParênteses
- (FGV 2016)
Texto
Os porquês da diversidade
Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]
É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.
( Ivan Aguirra , Educatrix , Moderna, ano 5, nº 9 2015.)
No segmento “É disso que trata a educação: [formar indivíduos engajados socialmente e que saibam conviver]”.
Colocando o segmento entre colchetes em forma paralelística, teríamos:
A) “formar indivíduos engajados socialmente e sabendo conviver”.
B) “formação de indivíduos engajados socialmente e com sabedoria na convivência”.
C) “formação de indivíduos engajados socialmente e sabendo conviver”.
D) “que formassem indivíduos engajados socialmente e que saibam conviver”.
E) “que formem indivíduos engajados socialmente e que saibam conviver”.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9
Vamos para o Anterior: Exercício 7
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português